Informações sobre o Lhasa Apso



Oi fofoletes, como estão?

To sumidinha pois estou com uma dorzinha de garganta e to meio de molho, Sansão tbm tá de molho, teve sua primeira consulta no veterinário.
Hj de manhã verifiquei um inchaço na barriga dele, de um lado mais q do outro, fiquei em panico.

Sei q ele come só ração e todos que convivo sabem que ele ñ pode comer nada fora ração, porém fds teve festinha aqui em casa, no sábado churrasco na casa do meu pai, fiquei de olho, mais as vezes sem querer alguém derrubou algo no chão e ele pode ter comido

Pode ser a ração, que ele pode ter comido demais.

Pode ser a água que até então eu dava da torneira e tem q ser mineral.

Pode ser vérmes.



Quando peguei ele, me passaram a informação que ele tinha tomado o vermifugo (2 doses) porém não tinha maiores informações.

Sendo assim a veterinária deu uma dose, e começaremos de novo, dia 8 ele toma a segunda e depois td dia 8 toma uma.

A vacina ficou pra 4ª feira.

A ração precisou ser trocada, pois a que eu dava era muito inferior
Era Foster, acredito que paguei uns 9,00 o Kg., a veterinária comparou a ração com um Hamburger, sustenta, mais não é uma boa alimentação.

Não comprei a top master, pois meu bolso não vai comportar uma mega top power, mais comprei uma boa q ele indicou: Golde para filhotes.

É preciso colocar mais da Foster e menos da Golde, depois meio a meio, até ser toda Golde.
Pague 45,00 3kg.

A quantidade de ração tbm tava errada, pelo peso dele (750gramas) deve-se dar de 50 à80 gramas por dia (+- 1/2 de requeijão, ou 2/3).

Espero q ele se acostume com a nova, goste e não sofra mt com a troca.

Espero tbm q o inchaço seja apenas de ter comido demais mesmo, e que até o fim do dia ele esteje bem melhor.

Outro cuidado importante é com o jornalzinho, tem aquele tapetinho higienico, mais se a gente comprar td q existe vai falir, o jornal me deixa bem feliz, pois ele ta aprendendo direitinho.
O cuidado seria trocar sempre, pois o jornal é algo sujo e profilera rapidamente bactérias, e isso não faz bem p cão.

Comprei aquele pipi dog, onde é umas gotinhas que se aplica onde quer q o cachorro faça as nescessidades, porém o sansão cheirava andava e fazia fora do jornal, depois q ele começo a fazer no jornal, ele voltava cheirava sentia o cheiro do xixi anterior e fazia lá no jornal.
Não uso mais o pipi og, mais a idéia do cheiro do prórpio xixi dele da mt certo.

O ambiente tbm deve estar sempre limpo, depois que o Sansão veio p cá no mínimo passo pano na casa 2 X por dia, como ele ainda não faz todas as nescessidades no jornal, fico aguniada quando ele faz fora (mesmo limpando com o papel absorvivel) preciso limpar td, até porq o Jaison é bem chato nesse aspecto ( e ele ta certo) e o próprio lhasa é mt higienico.

O sansão quando faz alguma coisa na lugar errado, ele chora até eu limpar, ele ñ gosta de ficar na sugeira.
O local p deixar o jornal ou o tapetinho higienico deve ficar longe do local onde ele come e dorme.


Bom como tinha muita coisa errada: tipo de ração, quantidade, água, vermes, eu espero que seja isso mesmo e nada mais grave.
Assim q ele melhorar eu conto pra vocês.


Informações interessantes em relaão ao Lhasa Apso.

Primeiro se você quiser ter um canzinho tenha em mente que você vai precisar se dedicar muito a ele, e que ele vai dar trabalho sim.
Tanto trabalho e dedicação quanto um bb.
Se você estiver disposto a "se encomodar" e tem muito amor pra dar, você é um forte candidato a ter um cãozinho.

"A raça Lhasa Apso é antiga, criada durante séculos apenas pelos nobres e monges doTibete."
Ele é um cão de guarda, e compania, late pouco.
Em relação ao Sansão o que notei é que ele gosta sim de brincar, gosta de carinho, adora uma meia usada rsrs, um pé, porém ele gosta do espaço dele, não gosta de muito colo, ele prefere dormir no chão, do que em uma caminha ou almofada.

Ele é muito inteligente, intende perfeitamente a palavra "NÃO!
Pode ficar sozinho sem maiores problemas, é bem independente.
Não gosta de passeios muito longo.

O Sansão combinando bem com sua dona, é preguiçoso e dorminhoco.
Como eu li sobre a raça, ele pode ter breves periodos de energia explosiva, isso acontece as 6:30 da manhã, onde ele não quer saber se eu to ou não morrendo de sono, ele quer brincar, lamber, morder, correr.

Higiene: o Sansão adorou seu primeiro banho, porém a raça não é mt afim de nadar por exemplo, eu pesquisei que é muito bom fazer o momento do banho algo prazeroso para o seu cãzinho, dando muito carinho, massageando bem ele, para que ele se sinta bem e goste de tomar banho, o Sansão adorou! (recomenda-se uma vez por semana dar banho)
Escovar com escova e/ou pente apropriados para raça de pelo longo ( 3 vezes por semana.)
Limpar os ouvidos com cuidado uma vez por semana
Unhas e dentes - seu veterinário o orientará como e quando limpar



A água deve ser mineral (vete. me disse isso hj)

Após 45 dias de vida ele pode tomar a 1ª vacina, que são 3 doses, q é válida para 8 tipos de doença.
Depois tem outras vacinas que ela ñ me disse, mais tem q tomar tbm.

Para pulga ela me recomendou um óleo que se aplica na nuca, onde o cachorro vai "liberando" aos pouco aquele óleo, o efeito dele pode durar até 3 meses.

Para quem quer saber mais pesquisar mais, aqui tem alguns sites que o amiguinho do Sansão o Bartolomeu (Bartô p nós,) indicou:

http://www.bitcao.com.br/index.php?UID=20101025165449187.4.195.192
http://www.caocidadao.com.br/dicas_comportamento.php
http://www.saudeanimal.com.br/lhasa.htm

Sobre como ensinar a fazer xixi no lugar certo, vi um vídeo muito bacana no youtube, e depois vi um video do mesmo cara sobre as mordidas que é mt bacana

Os videos:

http://www.youtube.com/watch?v=O9tXuruEjFg&feature=channel
http://www.youtube.com/watch?v=mKhqauf75xw&feature=related

O canal de adestramento:
http://www.youtube.com/user/adestradoronline

Sobre as mordidas, o filhote gosta mesmo de dedo e meia rsrs, comprei os brinquedos, mais ele só gosta se a gente fica mexendo.
Porém é bem importante que ele intenda que não pode morder, mesmo que épequeno que não doi, ele tem q intender que não é o certo.

O Sansão ainda gosta mt dos dedos rsrs, mais a gente ta ensinando ele morder só os brinquedos e nada mais (nada de sofá, porta nada disso)

Bom meninas, sempe que tiver alguma novidade eu conto aqui, sempre tem quem pesquisa bastante antes de adquirir um cãozinho, eu pesquisei e continuo pesquisando e não custa nada eu registrar aqui as experiencias e novidade do Sansão.

E esse é o meu BB:


1ª foto do Sansão

Assim que o Sansão melhorar eu conto pra vocês

Beijos
Anita

6 comentários:

Sra. Mari disse...

que liiiiiiiiiiindo o sansao ! Fofíiiiissimo !

bj

Havaianas Personalizadas disse...

Ele é lindíssimo!!!
Fofo demais!!!
Que carinha que dá vontade de apertar!!!

BJs...

Fer Griebler disse...

Que liiiiindo, uma gracinha com essas manchinas na cara.
Que saudades do meu bartolino bebezinho, aiaiai esses filhos crescem rápido demais, hhehehehe
Bjus

noivinha ansiosa disse...

anita ele e muito fofo mesmo...

Jessica disse...

Nitaaaa q coisa mais linda e gostosaaaa...rs
Bjooooo

Izabel disse...

Oi Anita, que bom que você escolheu um lhasa apso para te fazer compannia, adoro essa raça! Muita sorte para vocês 3! E com relação a barriguinha inchada, provavelmente deve ser porque ele está comendo muito, ou está com gases preso! Mas não deixe de leva-lo ao veterinário!
Bjs